Antibióticos, sedativos, antiinflamatórios, entre outros itens, chegaram a Porto Alegre nesta sexta-feira. Esta é a terceira rodada de doações do setor

Sob coordenação do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), as indústrias fabricantes de medicamentos veterinários entregaram nesta sexta-feira (17) uma doação de 50 mil produtos, equivalente a 2,6 toneladas, para o tratamento dos animais resgatados das recentes enchentes do estado do Rio Grande do Sul.

A distribuição dos medicamentos será organizada pela Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs), que já cadastrou cerca de 100 abrigos que vêm atuando nos cuidados dos animais resgatados. Entre os medicamentos doados estão antibióticos, complexos vitamínicos, antipulgas, antiinflamatórios, sedativos, antiparasitários e produtos de higiene. A iniciativa visa atender às necessidades emergenciais dos animais afetados, garantindo sua saúde e bem-estar durante este período crítico.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS), até o momento, cerca de 11 mil animais de companhia, silvestres e de produção foram salvos. Após o resgate, eles são encaminhados para uma triagem veterinária e aqueles em bom estado de saúde são devolvidos aos seus tutores. Na ausência de um tutor identificado, os pets são encaminhados para abrigos públicos ou instalações do Grupo de Resposta a Animais em Desastre (GRAD).

“O Sindan está comprometido em fornecer o suporte necessário para garantir o bem-estar dos animais que foram resgatados. A parceria com os laboratórios e os nossos operadores logísticos foram fundamentais para que esses medicamentos chegassem rapidamente às mãos dos profissionais que estão na linha de frente dessa catástrofe”, afirma Emílio Salani, vice-presidente executivo do Sindan.

Esta é a terceira rodada de doações do setor. A primeira iniciativa foi realizada diretamente pelas empresas por meio de seus distribuidores locais. No início desta semana, uma outra carga com doações das indústrias foi entregue pelas indústrias a ONGs parceiras.