São Paulo, 25 de fevereiro de 2021

Em relação à reportagem “Brasil tem 30 fábricas de vacina para gado e só duas para humanos”, publicada pela BBC Brasil no dia 24/02 e replicada pelos principais veículos de imprensa do país, o Sindan esclarece que o número correto de fábricas dedicadas à produção de vacinas veterinárias para todas as espécies animais é 23, operadas por 22 empresas privadas instaladas no país, que produzem não apenas vacinas “para gado”, mas sim para a saúde animal como um todo, incluindo aves, suínos, cães e gatos.

Boa parte dessas fábricas produzem vacinas para mais de uma espécie. No total, existem 13 fábricas produzindo vacinas para bovinos, 11 para aves, 5 para suínos e 10 para animais de companhia, totalizando 39 linhas de produção nessas 22 fábricas.

Essas vacinas são utilizadas tanto em programas oficiais de vacinação quanto para a prevenção de doenças específicas, sempre com o objetivo de manter a sanidade dos animais de produção e pets no Brasil. É importante destacar que tais produtos são fundamentais para o bem estar animal e a produção de proteínas, segmento do qual o Brasil é líder mundial, garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos que chegam ao mercado, tanto no Brasil quanto no exterior.

As fábricas de vacinas para uso veterinário instaladas no Brasil são reguladas pelo Ministério da Agricultura – como ocorre em todo o mundo, através de órgãos e agências específicas ligadas à saúde animal – e possuem um elevado nível de segurança, sendo que quatro dessas unidades, fabricantes de vacinas para a febre aftosa, foram construídas com nível de segurança NB4 (o mais elevado padrão global para a indústria de vacinas para humanos, que permite até o manuseio do vírus Ebola).

Essas plantas cumprem todas as regras de boas práticas de fabricação e biossegurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tais como sistemas de biocontenção, estanqueidade das instalações, tratamento de ar e efluentes e controle de entrada e saída de pessoal e materiais.

O Sindan, como entidade legal representada por seus associados, tem mantido conversas produtivas e responsáveis com as entidades governamentais federais e estaduais, bem como Ministério da Agricultura, Instituto Butantan, Unidos pela Vacina, entre outras, e nos mantemos à disposição das autoridades competentes para colaborar neste momento de tamanha dificuldade.

Seguimos à disposição para demais esclarecimentos acerca do assunto.

Cordialmente,

Delair Bolis Emilio Salani – Presidente