Em um movimento visando garantir a saúde dos animais e a qualidade dos alimentos produzidos no Brasil, o Sindan acaba de lançar uma campanha de combate à pirataria de medicamentos veterinários no país, um problema sério e que vem crescendo na esteira da popularização das vendas online.

Com o mote “abra os olhos para identificar os medicamentos veterinários que você confia de olhos fechados”, a campanha visa alertar os consumidores para os perigos dos produtos piratas, sejam eles falsificados ou contrabandeados.

“Os medicamentos piratas oferecem sérios riscos aos animais, já que são produzidos com matérias-primas desconhecidas, que além de não terem efeito sobre as doenças, ainda são potencialmente tóxicos”, explica Emilio Salani, vice-presidente executivo do Sindan.

Outro problema sério, e que também será alvo da campanha, são os produtos contrabandeados. Neste caso, o perigo mora na falta de registro dessas substâncias no Brasil, o que também pode representar um risco aos animais.

Mais do que o alerta, a campanha também traz um canal de denúncias para que os consumidores que desconfiarem de algum produto possam enviar os seus relatos de forma anônima ao Sindan, que por sua vez repassará as informações às autoridades competentes. O formulário para denúncias está disponível em www.sindan.org.br/olhosabertos.