A crise decorrente da pandemia da Covid-19 tem afetado o mercado pet de modo desigual. À primeira vista, o mercado pet parece manter o volume de vendas de produtos, mas é preciso analisar esses números com atenção. Para 74% dos consumidores consultados em um estudo encomendado pela COMAC (Comissão de Animais de Companhia) ao Instituto Qualibest de Pesquisas de Mercado, não houve queda na compra de itens para seus pets. Ainda de acordo com a pesquisa, 22% aumentaram o consumo, enquanto apenas 4% afirmam ter reduzido. No entanto, esse número impressionante se refere principalmente à alimentação animal (pet food), bem como, para higiene e embelezamento.

Quando falamos sobre serviços, como consultas médicas, cirurgias ou atividades de banho e tosa, os números são muito diferentes. Para 76.3% dos estabelecimentos (clínicas veterinárias e petshops de todo o país), houve queda de faturamento, sendo que para 41.2%, essa queda foi superior a 30%. Esses dados são de uma pesquisa realizada pela COMAC com 300 clínicas e petshops de todo o país.

Apesar da tendência, o Dr. Leonardo Brandão, médico-veterinário e coordenador da Comac, defende: “A recomendação geral é sempre contatar um médico veterinário para saber como está a saúde do seu pet e também verificar o funcionamento das clínicas para agendar os serviços, seguindo os protocolos de segurança dos órgãos de saúde. Além disso, é importante ficar de olho no comportamento do animal, que pode mudar neste momento, visto que os tutores estão ficando mais tempo em casa”.

Para o funcionamento de consultórios, clínicas, centros médicos e hospitais veterinários, as recomendações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) continuam valendo. O órgão orienta que os atendimentos sejam feitos com a presença de apenas um tutor, evitando a aglomeração de pessoas nas clínicas e pet shops, e com maior cuidado na higienização dos ambientes.

Sobre a Comissão de Animais de Companhia

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia) foi criada em 2007 com a necessidade de cuidar do mercado de animais de companhia. Sua missão é, através da interação com os principais players desse mercado, executar ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, principalmente das áreas ligadas à saúde animal. É um mercado de extrema importância, uma vez que emprega o maior número de veterinários e possui o maior número de estabelecimentos comerciais.