Lojistas: quais itens não podem faltar para os pets durante a quarentena

Pesquisa revela as principais demandas dos consumidores neste período

São Paulo, março de 2020 – O Instituto Qualibest de Pesquisas de Mercado, em parceria com a Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Veterinários (SINDAN), divulgou um estudo que revela que, durante a pandemia, 74% dos consumidores do mercado pet mantiveram o mesmo volume de compra de produtos para seus pets. O cuidado neste momento é para os estabelecimentos que, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, devem adequar os canais de atendimento para incentivar a quarentena, com reforço aos cuidados com a higienização, evitando também a concentração de pessoas no mesmo ambiente.

Com essa adaptação, o Dr. Leonardo Brandão, médico-veterinário e coordenador da Comac, recomenda: “É preciso que o tutor se organize para comprar a quantidade necessária para o período de duas semanas, que é o prazo mínimo de isolamento para uma pessoa infectada, mantendo uma rotina de cuidados com os pets com os produtos adequados”.

Ainda segundo o estudo da Qualibest e Comac, as principais demandas dos consumidores têm sido por produtos para alimentação dos animais de companhia, representando cerca de 70% do consumo geral do setor pet, seguido por produtos de higiene e produtos para controle de pulgas e carrapatos. Essas categorias de produtos garantem a saúde e bem-estar dos cães e gatos, além de evitar a proliferação de ectoparasitos que podem causar doenças nos pets, principalmente durante o período de isolamento social.

No entanto, não podemos nos esquecer de itens essenciais à saúde dos animais de estimação, como o uso de endoparasticidas (vermífugos) ou mesmo de não deixar atrasar a vacinação dos pets, reforça do Dr. Leonardo. “Algumas doenças são zoonoses e a proteção dos pets significa proteção para a nossa família também”, salienta o médico veterinário. A recomendação geral é sempre contatar seu médico veterinário para saber como está o funcionamento da clínica para poder agendar adequadamente um desses serviços essenciais, seguindo os protocolos de segurança já comentados.

Sobre a Comissão de Animais de Companhia

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia) foi criada em 2007 com a necessidade de cuidar do mercado de animais de companhia. Sua missão é, através da interação com os principais players desse mercado, executar ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, principalmente das áreas ligadas à saúde animal. É um mercado de extrema importância, uma vez que emprega o maior número de veterinários e possui o maior número de estabelecimentos comerciais.