Representantes dos ministérios da Agricultura, Saúde e Ciência, Tecnologia e Inovações estiveram em Vinhedo (SP) nesta terça-feira (18) para conhecer a estrutura de rastreabilidade e distribuição das vacinas utilizadas para a saúde animal no Brasil. A visita faz parte de uma agenda que inclui ainda outras três vistorias técnicas aos laboratórios fabricantes dessas vacinas, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com o objetivo de avaliar as operações do segmento de saúde animal para uma possível utilização no combate ao Covid-19.

Na sede da Solistica, as autoridades tiveram a oportunidade de conhecer a central de selagem – onde são aplicados os selos oficiais que garante a rastreabilidade de mais de 450 milhões de doses de vacinas todos os anos -, além da estrutura de armazenagem e a complexa operação de distribuição nacional.

Ao final da visita, os convidados se mostraram impressionados com a magnitude da operação e a excelência operacional do sistema, que apenas no caso da primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021, levou em poucas semanas cerca de 180 milhões de doses de vacina, refrigeradas de 2 a 8 graus celsius, aos quatro cantos do Brasil.